O brie é um tipo de queijo fabricado em França com leite de vaca, é originário de Meaux.
Eleito como o "rei" dos queijos, apresenta-se no formato redondo, com uma crosta branca e macia de fungo Penicillium candida.
De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura modificam-se de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurado e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.
A sua melhor época situa-se entre Outubro e Abril.
Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido. O acompanhamento sugerido é um bom vinho tinto.
Camembert queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca, apresenta-se com uma fina crosta de bolor penicillium branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura.
O queijo jovem, com cerca de 30 dias de fabrico, apresenta um sabor suave, ligeiramente acidulado, com um "coração" (centro da massa) de textura pouco firme, que se modifica à medida que se aproxima da crosta.
Passados cerca de 45 dias de fabrico, o queijo alcança uma maturidade e uma personalidade, com sabor e aroma mais pronunciados, adquirindo uma textura fina e fundente.
A sua melhor época vai de Outubro a Junho.
Na receita tradicional, originária do Sul da França, esses pequenos rolos são moldados a mão, isso explica as suas dimensões e formato. Pode ser coberto com uma fina camada de carvão de carvalho. É considerado um queijo macio, a sua maturação é de apenas oito dias.
Pode-se consumir o chèvre com torradinhas. A sua composição com outros queijos, em tábuas de queijos, é muito apreciada.
No seu fabrico, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injectados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipo Penicillium, que passa, a seguir, por um processo de maturação de três meses.
São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial.
0 comentários:
Postar um comentário